quarta-feira, 27 de junho de 2012

RELATÓRIO - Foguete a Água

PARTE 1

Questão 1
 Descreva a atividade de cada aluno no projeto.
       
       Heloá: Construção da base, paraquedas e relatório;
       Isabella: Construção da base compra de materiais, teste de lançamento e relatório;
       João Paulo: Construção da base, blog e relatório
       Matheus: Construção da base, relatório e blog;
       Leandro: Construção da base, Aletas e compra da bomba.

Questão 2
Todos os grupos deveriam estar mostrando na aula de
hoje o que foi prometido na semana anterior. Descreva o
que prometeu e se cumpriu ou não? O que
o grupo promete para a próxima semana?

Prometemos levar a base nas últimas aulas e esta tarefa foi cumprida. Prometemos
para as próximas semanas, melhorar nossos resultados e fazer alguns ajustes na base e
paraquedas.

Questão 3
Já foram realizados testes? Caso positivo tabelar os
tempos de cada teste, descrever junto o tipo da garrafa e
se usou ou não paraquedas.

Foram realizados 3 lançamentos até agora e o paraquedas foi usado somente no último.
Em todos, foi utilizada garrafa de 600ml de coca cola.
Os resultados se encontram na tabela a seguir:

Lançamento              Tempo               Paraquedas
     1                           4 segundos             não
     2                           6 segundos             não
     3                           9 segundos             sim
 

Questão 4
Descrever como construir a base feita por vocês. 

 - Barbante: 6 metros
- Abraçadeira de nylon: 8
- Rolha de cortiça: 1
- Fita isolante
- Mangueira de ar ¼: 3 metros
- Abraçadeira de Ferro: 1
- Bico de pneu de bicicleta: 1
- Cano de água T ¾: 1
- Cano de água ¾: 6 centímetros
- Chapa de madeira: 15x10 cm²
- Cano esgoto 40: 3,5 centímetros
- Cola super Bond
- Abraçadeira de ferro grande

2° - Montando a Base de Lançamento

Em uma chapa de madeira faça 4 furos, formando um quadrado. A distancia entre cada furo
deve ser de 2 cm.
com a abraçadeira grande de ferro, prenda o cano T, de uma forma que ele fique de PÉ e logo,
prenda com porcas na parte de baixo.
Encaixe o cano de 6cm no cano T.
Fure com uma furadeira (mais fácil) uma rolha, de modo que a mangueira passe por dentro do buraco sem
que haja passagem de ar.
passe a mangueira por dentro do cano T deixando apenas 18 cm dela para cima. Os outros 3,5m
você deixa para fora.
Por final faça a trava, com o cano grande, furando-o e amarrando barbante nele. Assim, você encaixa
um gancho na madeira e lá pode enroscar o barbante, para poder puxar na hora em que quiser destravar o foguete.

Questão 5
Indique problemas que o grupo teve até o momento na
construção do projeto.

A construção da base foi difícil, pois nunca tínhamos feito uma antes. Fazer
tudo de tamanho iguais e furar a rolha e cortar o paraquedas foram tarefas muito complicadas, pois exigira,
paciência do grupo. 

Questão 6
Como está a relação dos elementos do grupo?
Existem problemas? Quais? Se o aluno é problema
ele deve ler o que está sendo escrito dele.

Tudo bem com todos os integrantes do grupo. Todos Participaram e tentaram ajudar o Maximo possível.

Questão 7
Em que local você está testando, ou pretende testar o foguete?

Os testes foram e serão realizados no Sitio Dom Carmelo.

Questão 8
Na semana do dia 18 haverá teste coletivo dos foguetes no
colégio. Teu grupo estará pronto para este teste?
Justifique sua resposta.

Sim, pois ate lá teremos feitos bastantes testes e muitos ajustes em nossa base


PARTE 2

Questão 1
Qual a pressão que é colocada no foguete a água?


100 psi 

Questão 2
Qual a situação atual do seu projeto? 

Estamos aprimorando o paraquedas. A base esta pronta e estamos fazendo alguns testes
para ver se o foguete precisa de aletas.

Questão 3
Neste local você deve construir uma tabela com lançamento,
tempo no ar e situação do lançamento (com paraquedas
ou não, etc.)

Lançamento              Tempo               Paraquedas
     1                  4 segundos             não
     2                  6 segundos             não
     3                  9 segundos             sim

Questão 4
Descreva como o seu paraquedas foi construído. 

Primeiro nós pegamos  saco de lixo, marcamos com uma caneta em um formato de circulo e cortamos. Após termos feito isso, medimos uma distancia igual para sabermos onde colocar os barbantes e depois colamos com fita isolante no foguete.

Questão 5
Estime o desempenho de seu grupo na tomada de tempos
do sábado e na competição de agosto. 

Nosso grupo anda bem atrasado em relação aos testes, infelizmente não foi possível
que presenciássemos o festival de sábado, mas o de agosto estará em peso.

Questão 6
Calcule a força realizada pelo foguete sobre a água que
está dentro do mesmo. 

NAO SABEMOS ! 

Questão 7
Descreva de forma detalhada a experiência do grupo
nos primeiros lançamentos. 

No primeiro lançamento, somente a aluna Isabella estava presente. Foram testes rápidos, para ver se a base
e o foguete estavam certos. Também foram testes para ver como funcionam o paraquedas e aletas.
Os resultados não foram muito bons, mas a base estava sem trava, o que pode ter dado muita diferença. 

Questão 8
Descreva todos os materiais que tua base, teu foguete e teu
paraquedas possui.

 Foguete: Garrafa PET de 600 ml de refrigerante (Coca-Cola, Guaraná, Fanta e etc.)
   Base: Placa de Madeira 15x10 cm
6 metros de barbante
1 cano T
1 cano 6 cm
cano grosso 3cm
4 Metros mangueira de ar 1/4
abraçadeira de ferro pequena
Bico de pneu de bicicleta
Bomba de ar
2 abraçadeiras grandes (com porcas)
abraçadeiras de nylon
Rolha de cortiça
fita isolante

Paraquedas: capa de maquina de lavar roupa
            barbante

Questão 9
Cite 5 conceitos físicos envolvidos no projeto e descreva
onde eles estão envolvidos. 

Gás pressurizado- o ar comprimido. Em uma pequena garrafa, muito ar é colocado.
   Terceira lei de Newton- diz que para toda força, existe outra, de mesmo tamanho,
em direções opostas. Como no caso do foguete e da base, quando é colocada pressão.
    Centro de Pressão- onde toda a pressão se localiza. No foguete, por exemplo, perto do bucal.
    impulso- quando se coloca a pressão no foguete e solta a trava.

Questão 10
Conclusão do Projeto. 

O grupo se uniu bastante para realizar tudo o que foi pedido, tanto em relação a base, quanto em relação
as questões em sala. Entendemos melhor tudo o que é explicado em sala, temos a ajuda dos outros
integrantes para o que precisarmos. Assim, trabalhamos duro para chegar aonde chegamos e
o esperado é que o foguete tenha um tempo muito bom. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário